quarta-feira, 17 de maio de 2017

CHÁ DE BOLDO



O Boldo é uma planta originária da parte central do Peru e Chile. Porém esse boldo, o boldo-do-chile (Peumus Boldus), é muito raro encontrar em nosso país.

É uma planta fácil de cultivar e encontrada tanto em locais urbanos como rurais. Seu nome científico é Plectranthus Barbatus (essa é a denominação para o boldo-brasileiro) e possui propriedades medicinais que auxiliam o tratamento dos males do estômago. Seu uso mais comum é em forma de chá.

O boldo possui uma substância chamada lactona que auxilia na digestão das gorduras ingeridas e que dá o gosto amargo característico do boldo. Por esse motivo também funciona como um desintoxicante para o fígado.
Também está presente no boldo uma substância chamada boldina que estimula o fluxo da bile, cuja função principal é digerir e absorver as gorduras.


Está de ressaca? Dilua o sumo das folhas de boldo (maceradas em uma tigela) em um pouco de água e tome. Melhora o estômago e alivia a dor de cabeça.




COMO FAZER O CHÁ

Coloque uma colher de sobremesa das folhas picadas em uma xícara de chá. Jogue a água quase fervendo (quando começar a soltar as bolhinhas de ar) por cima das folhas, tampe e aguarde 10 m. Coe e pode tomar. Não exceder a quantidade de três xícaras por dia. O chá não pode ser adoçado, nem com açúcar e nem com mel. Deve ser tomado puro e de preferência logo depois de feito.


CONTRAINDICAÇÕES

·       Grávidas
·       Lactantes
·       Pessoas com qualquer tipo de Hepatite
Pessoas com problemas de vesícula ou fígado devem ingerir o chá apenas sob supervisão médica.


COMO PLANTAR BOLDO

Essa planta gosta de sol, portanto deve ficar em um lugar onde tenha acesso ao ele.
Para plantá-lo no quintal basta colher um galho com algumas folhas de boldo e colocá-lo as 15 cm de profundidade.
Pode ser plantado em vasos, desde que esse tenha o mínimo de 30 cm de altura, pois o boldo cresce bastante e pode ultrapassar um metro de altura.
O Boldo não necessita de muita água, deve ser regado apenas quando estiver seco. Para utilizar suas folhas elas devem ser cortadas do ramo com uma tesoura ou, se secas, guardadas em um vidro bem fechado.

Consultas:- WharsApp (011) 9 9666.2783

Nenhum comentário:

Postar um comentário