quinta-feira, 17 de dezembro de 2020



O QUE É UM RELACIONAMENTO ABUSIVO?

Com o ganho de coragem das mulheres nos últimos tempos, as que sofrem ou sofreram abusos nos relacionamentos começaram a se colocar, expor o que acontece. Da mesma forma muitos vivem esse tipo de relacionamento e não percebem ou não querem perceber. Isso porque a violência física é mais perceptível até mesmo pelas pessoas de fora, do que a violência psicológica.

Uma das principais características desse tipo de relacionamento é que a vítima precisa se sentir culpada.

Vamos ver outras características desse tipo de relacionamento.

  • Aqui o ciúme ultrapassa todos os níveis favoráveis, as situações começam a ser distorcidas, se duvida de tudo e de todos e, como na relação tóxica, a culpa é sempre do outro. Aqui já aparecem as crises de raiva e as agressões verbais e físicas.
  • Nas discussões a pessoa se torna agressiva quando confrontada, nunca está errada, e geralmente tenta manipular psicologicamente o outro.
  • As pessoas precisam cortar relações com as pessoas de fora do relacionamento e tudo o que faz é controlado pelo outro, que sempre faz é controlado pelo outro, que sempre acha que a pessoa está fazendo algo as escondidas.
  • Aqui os xingamentos são constantes, usando adjetivos como feio, burro, idiota, incapaz, não deixando escapar uma única oportunidade de ser grosseiro.
  • Muitas vezes impede a outra pessoa de trabalhar, ou controla seu dinheiro, ou até faz algo para que o parceiro perca o emprego. Afinal de contas a atenção tem que ser somente dele.

Nesse tipo de relacionamento a pessoa precisa resgatar sua auto estima, o que pode ser conseguido através de um bom processo terapêutico.

Qualquer um desses relacionamentos não é ideal e pode ser muito prejudicial para todos os envolvidos. É possível amar e ser feliz. Acredite em você!!!!!



 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

 



O QUE É UM RELACIONAMENTO TÓXICO?

Muitas pessoas tem dificuldade em diferenciar uma relação disfuncional de uma relação tóxica, mas não é tão difícil assim. 

Enquanto na relação disfuncional a pessoa sofre porque as coisas simplesmente não funcionam, nas relações tóxicas existe certo grau de sugação energética que faz com que a pessoa se sinta mal não só psicologicamente, como também fisicamente. As ações são mais sutis do que em uma relação abusiva, mas podem evoluir para esse terceiro tipo com facilidade.

Na relação tóxica os comportamentos do outro são mais "leves" e por isso a pessoa pensa que pode suportá-la pois o amor é maior. Aqui veremos algumas das características de uma relação tóxica:

- A pessoa acha que o ciúme é um ato de valorização, de amor e, por esse motivo, pode controlar a vida do outro.

- As discussões são mais constantes, a pessoa guarda rancor, se vitimiza, algumas vezes se vinga e faz comentários maldosos sobre o outro e suas inseguranças, causando grande mal estar.

- Nesse tipo de relação existe muita chantagem emocional e as pessoas não podem sair com amigos, familiares sem que o outro se vitimize.

- Ao invés dos elogios e críticas normais de qualquer relação, os comentários são mais tóxicos, ofensas disfarçadas de conselhos e a desculpa utilizada é que diz isso porque se importa com o outro. A pessoa nunca é inteligente o suficiente.

- A capacidade de respeitar é pequena. Mesmo que a outra pessoa esteja bem no trabalho, no profissional, no financeiro, na vida em geral, é sempre questionada pelo parceiro como se não fosse boa o suficiente.

Se você estiver em uma relação que possua essas características, pare, pense e analise se realmente está valendo a pena.




sábado, 5 de dezembro de 2020



O QUE É UM RELACIONAMENTO DISFUNCIONAL?

Todos sabemos que não existe relacionamento perfeito. E essa é a beleza das relações. Quando nos esforçamos para entender o outro, e nosso (a) parceiro (a) faz a mesma coisa, as duas pessoas entram em sintonia. É aí que a "mágica" acontece.

Porém algumas vezes a carência nos faz romantizar a situação, ver apenas a parte positiva do outro e assim acabamos entrando em uma relação disfuncional.

Sabemos que uma relação é disfuncional quando:

  • A maioria dos comportamentos que norteiam a relação não favorece a verdadeira intimidade;
  • A saúde emocional de uma das partes acaba sendo prejudicada;
  • Não favorece o crescimento pessoal de uma das partes;
  • A interação verbal é feita com dificuldade;
  • As discussões, que são normais em qualquer relacionamento, não obedecem as regras de respeito mútuo;
  • Os objetivos de vida são muito diferentes;
  • Não existe confiança na relação, entre outras coisas.
Nesse tipo de relação uma das partes pensa só em si mesma e esquece a outra, e a parte deixada de lado precisa vestir uma máscara e fingir que está tudo bem.

Embora nesse caso específico não estejam presentes agressões físicas ou agressões verbais consideráveis, a convivência gera mais medo de perda, ansiedade, vergonha de si mesmo, do que sentimentos de mais valia e sensação de apoio emocional.

Nas relações disfuncionais fica claro que os limites não são respeitados, uma parte acaba sendo dominante e a parte passiva nega todo o tempo que exista um problema.

Se a sua relação se encaixa aqui, procure ajuda para entender porque ainda permanece nela.