segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

 



O QUE É UM RELACIONAMENTO TÓXICO?

Muitas pessoas tem dificuldade em diferenciar uma relação disfuncional de uma relação tóxica, mas não é tão difícil assim. 

Enquanto na relação disfuncional a pessoa sofre porque as coisas simplesmente não funcionam, nas relações tóxicas existe certo grau de sugação energética que faz com que a pessoa se sinta mal não só psicologicamente, como também fisicamente. As ações são mais sutis do que em uma relação abusiva, mas podem evoluir para esse terceiro tipo com facilidade.

Na relação tóxica os comportamentos do outro são mais "leves" e por isso a pessoa pensa que pode suportá-la pois o amor é maior. Aqui veremos algumas das características de uma relação tóxica:

- A pessoa acha que o ciúme é um ato de valorização, de amor e, por esse motivo, pode controlar a vida do outro.

- As discussões são mais constantes, a pessoa guarda rancor, se vitimiza, algumas vezes se vinga e faz comentários maldosos sobre o outro e suas inseguranças, causando grande mal estar.

- Nesse tipo de relação existe muita chantagem emocional e as pessoas não podem sair com amigos, familiares sem que o outro se vitimize.

- Ao invés dos elogios e críticas normais de qualquer relação, os comentários são mais tóxicos, ofensas disfarçadas de conselhos e a desculpa utilizada é que diz isso porque se importa com o outro. A pessoa nunca é inteligente o suficiente.

- A capacidade de respeitar é pequena. Mesmo que a outra pessoa esteja bem no trabalho, no profissional, no financeiro, na vida em geral, é sempre questionada pelo parceiro como se não fosse boa o suficiente.

Se você estiver em uma relação que possua essas características, pare, pense e analise se realmente está valendo a pena.




Nenhum comentário:

Postar um comentário