quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

CHÁ DE CANELA e GENGIBRE PARA EMAGRECER





EMAGRECER!!!!! O sonho dourado para muitas pessoas. A receita sempre passa pelos aconselhamentos óbvios. Dieta alimentar e exercícios. Mas existe um chá que dá uma ajudinha nesse processo: Chá de canela com gengibre.


Para fazer o chá é muito fácil. Coloque um litro de água para ferver e assim que o processo de fervura começar, adicione cinco rodelas de gengibre e 3 paus de canela. Deixe ferver de 5 a 10 m, desligue o fogo e coe. Esse chá pode ser tomado quente, mas gelado é mais saboroso.


OBS.: O chá só é válido para o dia em que foi feito e não deve ser adoçado.


A primeira xícara do chá deve ser tomada em jejum, ao acordar e as outras entre as principais refeições.


A Canela e o gengibre são alimentos termogênicos, portanto aumentam a temperatura corporal e aceleram a queima de gordura, o chá também dá maior disposição para as tarefas do dia a dia.



CONTRA INDICAÇÕES


- Mulheres grávidas não podem tomar esse chá

- O chá não deve ser ingerido após as 18 horas, pois pode causar insônia.

- O chá não deve ser ingerido por pessoas hipertensas ou com problemas de estômago como gastrite forte e úlcera.

- Não se deve passar do limite diário de três xícaras, pois o gengibre, se consumido em excesso pode agredir as paredes do estômago.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

FIBROMIALGIA






Cerca de 2,5% da população brasileira sofre com a fibromialgia, uma doença que desacredita o paciente, pois a dor é “invisível”.
Na metafísica fibromialgia é uma expressão psicossomática que quer dizer “pessoas desiludidas com a vida”.
Nessa síndrome, o corpo apresenta dores intensas, em várias partes do corpo e, principalmente, nas articulações, músculos e tendões.
A dor não é psicológica, é real, mas ainda não se sabe exatamente como a síndrome aparece. Desequilíbrios hormonais e estresse estão na lista dos principais causadores.
A doença é vista como hereditária e também pode ser causada por infecções virais e doenças auto imume.

SINTOMAS

- Cansaço excessivo
- Falta de disposição
- Dificuldade para dormir
- Síndrome do Cólon Irritável
- Sensibilidade ao urinar
- Dor de cabeça
- Distúrbios emocionais

Outra dificuldade é a falta de exames adequados para detectar a doença. O diagnóstico geralmente vem por exclusão.
Infelizmente não existe cura nem formas de se prevenir da doença, apenas tratamentos que ajudam no alívio dos sintomas:

·       Uso de analgésicos
·       Psicoterapia para alívio do estresse e da depressão
·       Acupuntura
·       Fisioterapia
·       Homeopatia
·       Terapia Floral

A boa alimentação é algo importante nos casos de fibromialgia, porque a fadiga excessiva que ela provoca, acidifica o organismo, aumentando as dores ainda mais. A alimentação deve ter base alcalina.

Para maiores esclarecimentos sobre a Psicoterapia como tratamento coadjuvante para a fibromialgia pelo (11) 9 9666.2783




quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

CANELA






A canela é uma especiaria extraída da parte mais interna do tronco da caneleira e é mais comumente utilizada na culinária. Porém ela também oferece propriedades medicinais interessantes:

·       A canela possui propriedade termogênica, ou seja, ela aumenta a temperatura do corpo e ativa o metabolismo. Desse modo a perda de calorias ocorre de forma mais rápida e a vida fica mais ativa;

·       O aumento da temperatura corporal ajuda na expectoração, em alguns casos de gripe;

·       O chá de canela ingerido antes das refeições melhora a digestão;

·       Regula os níveis de glicose no sangue;

·       Possui propriedades carminativas (combate os gases do intestino) e protege o estômago da formação de úlceras;

·       Ajuda no tratamento das úlceras já formadas por suas propriedades antibacterianas e fungicida;

·       Previne cólicas e regula a menstruação – A canela reduz o nível de prostaglandinas, aumenta o nível de endorfina e melhora a circulação. Mas cuidado! A canela vai estimular as contrações uterianas e assim o fluxo menstrual vai aumentar.

·       Ingerir uma colher de café de canela por dia reduz em 20% o colesterol ruim e o triglicérides;



Aliás, esse é o limite diário para a ingestão da canela - uma colher de café/dia. Não deve ser ingerida por mulheres grávidas, pois pode induzir contrações uterinas.



CHÁ TERMOGÊNICO
Ferva meio litro de água. Quando ferver, apague o fogo e adicione três paus de canela e uma colher de sopa de chá verde. Mexa, deixe em infusão por 5 m, coe e tome duas xícaras ao dia.



CHÁ ANTINFLAMATÓRIO
Ferva meio litro de água. Quando ferver apague o fogo e adicione três paus de canela, três anis estrelado e duas fatias de gengibre. Mexa, deixe em infusão por 10 m, coe e tome duas xícaras por dia.



CHÁ DE CANELA
Ferva uma xícara de água. Quando ferver apague o fogo, adicione um pau de canela, mexa e deixe em infusão por 5 m. Tome ainda quente.



ÓLEO ESSENCIAL DE CANELA
Utilizado como expectorante na aromaterapia, pode ser usado em inalações (2 gotas do óleo em um inalador de água) ou massagens no peito.
 Aliás as massagens com o óleo aliviam também dores musculares. No caso de massagens deve-se diluir 25 a 50 gotas do óleo em 100 ml de óleo vegetal (aqueles próprios para fazerem massagens).


quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

GRÁVIDAS PODEM TOMAR CHÁ?




Um dos sintomas mais presentes, principalmente no início da gravidez, durante o primeiro trimestre, é o enjôo. Ocorre na maioria das vezes pela manhã e pode ser tão intenso a ponto de causar desidratação. As causas do enjôo variam de mulher para mulher. Em alguns casos o medido prescreve um medicamento, mas como tratar esse enjôo de forma natural?


Na maioria das vezes, quando estudamos uma determinada erva, as contra indicações incluem as mulheres gestantes. Isso acontece porque as propriedades medicinais da maioria das plantas provocam efeitos que auxiliam no tratamento de algumas doenças, mas que podem ser nocivos durante uma gestação.


Um exemplo clássico é o chá de camomila que, por suas propriedades calmantes, ajuda em situações de enjôo. Porém a camomila aumenta os níveis de glicina – um dos aminoácidos responsáveis pela formação da proteína os seres vivos – que alivia espasmos musculares, provocando o relaxamento dos mesmos. No caso de uma mulher grávida, esse chá pode provocar o relaxamento do útero, o que seria prejudicial ao processo de gravidez, pois pode induzir contrações no momento errado.


OBS.: O relaxamento do útero, em casos de não gravidez, é útil para suavizar as cólicas menstruais e ajuda nos sintomas relacionados à TPM.


Por esse motivo nunca recomendamos a utilização de nenhum tipo de chá durante a gravidez.


A única maneira natural de diminuir o incomôdo causado pelos enjôos durante a gravidez é através da alimentação:
a)    Evitar os cheiros e sabores que aumentam o enjôo;
b)    Consumir quantidades maiores de alimentos frescos;
c)     Não permanecer mais de 3 horas sem se alimentar. Biscoitos de água e sal e frutas frescas são ótimos lanchinhos;

d)    Evite comidas gordurosas, embutidos e alimentos industrializados. Esse tipo de alimento piora o enjôo.