quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

LUTO






Se procurarmos no dicionário a palavra luto, encontraremos a seguinte definição: “Sentimento de tristeza profunda pela morte de alguém”. Porém o significado da morte não se refere apenas a morte física, mas a qualquer perda, fechamento de ciclo, tudo que vai embora e que, sabemos, não voltará mais.
O luto em si acontece quando um elo é perdido, uma ligação é rompida, entre a pessoa e um “objeto” (chamaremos aqui de objeto uma pessoa, um emprego, uma parte do corpo, qualquer coisa que a pessoa tenha perdido e que tenha com ela uma relação de afeto ou importância). No momento da perda acontece uma reação natural e que, provavelmente, acontecerá em vários momentos de nossa existência. Algumas perdas são reais, outras simbólicas (como é o caso da perda da infância, quando se chega à adolescência, ou da barriga quando a criança nasce).
Falando em perda simbólica, essa é a primeira grande perda que vivemos, quando saímos da barriga de nossa mãe, onde é quente, confortável, não precisamos fazer esforço para nada e nascemos para um mundo onde somos invadidos por tubos, furam nosso pé, somos chacoalhados e ainda precisamos expressar nossas necessidades (por isso choramos) e buscar nosso próprio alimento. Imagine a ansiedade que isso não nos causou!
O luto por si só não é uma doença, é necessário para a elaboração da perda. Se ele não acontece entra em cena o mecanismo da repressão, que age como uma bexiga quando se enche. Ao chegar ao limite de coisas reprimidas, o indivíduo explode (o que é muito comum àquelas pessoas que geralmente são calmas, tranqüilas e que um dia botam tudo para fora de forma desordenada e não são bem compreendidas), ou implode (quando acontecem as doenças).
O luto basicamente é representado por uma tristeza profunda, intensa sensação de desmotivação e a clara sensação de que o objeto perdido não pode ser substituído. Isso acontece porque, no estado de luto, o nosso ego, nosso eu, nossa essência, se vê diante da difícil tarefa de entender o que está acontecendo, e isso acaba por consumir uma grande energia, por isso o alto grau de desmotivação.
Os sintomas diante da perda precisam existir, mas dependem em intensidade das características pessoais de cada um. A ausência traz uma grande tristeza, mas se faz necessária a adaptação à nova realidade, que deverá ser reconstruída após a perda. Quando esses sintomas ficam fortes demais e o indivíduo não consegue fazer essa reconstrução, pode entrar em um estado depressivo e logo depois em depressão.
OBS.: AQUI NO BLOG TEMOS UM ARTIGO QUE DIFERENCIA TRISTEZA, ESTADO DEPRESSIVO E DEPRESSÃO. Dá uma olhada lá!!!!!!

A elaboração do luto é importante para que haja um desligamento da energia que está vinculada ao objeto perdido e esse processo é lento e doloroso mesmo.
Muitas perdas não se superam, apenas aprendemos a conviver com elas, porém já é um caminho que nos leva novamente para a vida normal.

Temos várias maneiras de ajudar a elaboração desse luto e a retomada da vida normal. Os florais e fitoterápicos ajudam na normalização da energia e a psicoterapia (seja ela tradicional, holística ou a própria Taroterapia) ajudam no processo de elaboração.
Essa ajuda se faz imprescindível para que o estado de tristeza não evolua negativamente.




quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

GANHAR E PERDER, SEMPRE UM APRENDIZADO





A vida é assim, todos os dias ganhamos e perdemos algo, nem que seja ganhar o poder de estar vivo e perder grandes oportunidades. Talvez a grande dificuldade seja exatamente valorizar o que ganhamos e aprender com o que perdemos.
Aqui não falaremos sobre a morte física, mas da morte de algumas coisas, como relações amorosas, empregos, séries que a gente gosta (é, às vezes acaba aquela série, aquela novela, e nos sentimos meio órfãos), o dinheiro que tínhamos poupado com tanto sacrifício, a faculdade ou o curso que fizemos e agora não sabemos por onde caminhar.
Normal!!!
Vamos falar primeiro do verbo ganhar. Como disse anteriormente, quando acordamos já ganhamos alguma coisa, ganhamos a vida, Uma nova oportunidade de construir, de mudar, de fazer algo ou apenas de fazer diferente. Ganhamos tempo, o bem mais precioso que existe, pois é o único que não volta, ou usamos agora, ou não poderemos guardar numa poupança e utilizá-lo depois.
Podemos utilizar esse tempo para valorizarmos o que já temos, que tal? Eu ouço muita gente dizer diariamente, “eu não tenho nada” ou “meus caminhos estão fechados”. Será mesmo? Como disse antes, você sempre tem alguma coisa, nem que seja apenas o tempo para mudar. E ter os caminhos fechados.... bem, existe um ditado que diz que quando o diabo fecha uma porta, Deus abre uma janela. Porém muitas vezes ele só cria a janela, a deixa destrancada, mas nós que temos que abrir.
Trabalhei um tempo com Psicologia Hospitalar e uma coisa muito comum era entrarmos em quartos onde os pacientes mantinham suas janelas e cortinas fechadas, não queriam deixar a luz entrar. Mas o que leva uma pessoa a não querer ver a luz, melhorar? Será que o papel de doente, de vítima, ajuda a nos escondermos atrás da covardia de fazer algo para melhorar nossas próprias vidas? Muitas pessoas não querem procurar uma terapia porque sabem que nós, terapeutas, vamos abrir as janelas, abrir essas cortinas, para deixar o sol entrar.
Mas o sol é uma das coisas essenciais a nossa vida. Se não tiver forças sozinho, procure ajuda, mas não desista. Descansar é permitido, desistir, jamais!!!!!!!


O TEMPLO DE SOPHIA

Psicoterapia, Florais

WHATS APP - 11 9 9666.2793


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

CHÁ BRANCO




O chá branco vem da mesma planta que origina os chás preto e verde, a Camellia Sinensis, a diferença está na produção de cada um. O chá branco é feito com a infusão das folhas bem novas, as que nascem antes das flores se abrirem e que ainda não sofreram oxidação. O processo passa por  vaporização parcial e secagem ao ar na luz natural. 



O nome vem da cor das folhas nessa fase, que possuem um tom prateado. Ele ainda não é muito consumido no Brasil, mas traz diversos benefícios à saúde.
Ele contém quantidade menor de cafeína que os chás verde e preto. Nessa quantidade o chá passa a ter um leve efeito estimulante, diminuindo a sonolência naquelas horas cruciais do dia.
O chá branco contém muitos componentes antimicrobianos, protegendo o organismo de diversas doenças. Por esse motivo alivia os sintomas de gripes e resfriados comuns.
Como os outros chás originários da mesma planta, ele contém propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce e polifenóis que neutralizam os radicais livres. Também mantém a pele jovem e saudável.
Por suas propriedades antimicrobianas, inibe o crescimento de bactérias na boca, ajudando a manter a saúde bucal. Possui também teor de fluoreto suficiente para prevenir cáries.
Apesar de ainda não existir pesquisas suficientes, sabe-se que no chá branco existem substâncias que previnem o crescimento de novas células no caso do câncer de pulmão.
Para pessoas que sofrem com o diabetes, o chá branco ajuda a diminuir o nível de glicose, aumentar a secreção de insulina, aliviando, assim, alguns sintomas como a sede excessiva por exemplo.
Também contém os famosos flavonóides, substâncias presentes em outros chás e alimentos que diminuem a pressão sanguínea e o risco a doenças cardiovasculares.
O chá branco também contém catequinas (em um nível maior do que os outros chás), um tipo de polifenol com alto poder antioxidante, que ajuda a prevenir o Mal de Alzheimer e de Parkinson, controla o colesterol ruim, ajudando também no controle das doenças cardiovasculares.
O chá branco ajuda também na perda de peso, porém não tem a mesma eficácia que os outros chás. A quantidade de cafeína e seu poder termogênico são pequenos para atuar efetivamente nos processos de emagrecimento. Se quer tomar o chá para essa finalidade, aumente seu poder termogênico adicionando um pouco de gengibre ou canela.
Outra substância também presente no chá branco é  a L-teanina, o aminoácido do prazer, que age na produção de dopamina e serotonina, aumentando a sensação de relaxamento e bem-estar.
O chá branco é o que possui menos contra indicações, apenas causadas pela cafeína. Portanto não deve ser ingerida por gestantes, pessoas hipertensas e com úlceras gástricas. Quanto às restrições de quantidade são as mesmas para qualquer tipo de chá (nenhum chá deve ser tomado de forma indiscriminada). Por ter baixo teor de cafeína, para esse chá não temos restrições de horário, porém se você já sofre de insônia, preserve o uso até as 17 horas.

RECEITA DO CHÁ

O chá branco pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.
1 litro de água
2 colheres de sopa de folhas de chá branco.

O preparo do chá deve ser feito por infusão. Retire a água do fogo quando começar a ferver (assim que aparecer bolhas no fundo da panela) e jogue essa água sobre a erva, deixando agir por 5 a 8 m. Após esse tempo, coe e não adoce, nem mesmo com adoçantes. Ele deve ser ingerido 3 vezes ao dia, uma xícara após cada refeição principal.
Esse chá pode ser misturado com frutas (para melhorar o sabor), gengibre ou canela (para melhorar os efeitos de emagrecimento).




sábado, 11 de fevereiro de 2017

CHÁ VERDE


CHÁ VERDE



O chá verde vem da mesma planta que origina os chás preto e branco, a Camellia Sinensis, a diferença está na produção de cada um. As folhas do chá verde são colocadas sob vapor e depois são secas. Desta forma os nutrientes são preservados.
O chá verde é rico em flavonóides (catequinas), que auxiliam muito na promoção da saúde. Também é rico em cafeína, porém num grau menor que o chá preto.
Os principais benefícios do chá verde são:

- Promover o emagrecimento: No chá verde estão presentes catequinas que incentivam a quebra das gorduras, fazendo com que elas sejam melhor utilizadas e não fiquem apenas “coladas” ao tecido adiposo. Com as gorduras melhor distribuídas, as chances de algumas doenças como a hipertensão e diabetes diminuem drasticamente. Outro mecanismo onde as catequinas atuam também para promover o emagrecimento é através da leptina que regula a nossa sensação de saciedade. Ingerindo chá verde automaticamente você perde a necessidade de comer demais. O chá verde também possui efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e a queima de gorduras.
- Melhoria dos processos digestivos: O chá verde atua de modo diferente de outros chás. A melhoria na digestão que ele proporciona, através de alguns compostos bioativos que ele traz em sua composição, é o estímulo da flora intestinal, auxiliando, assim, o processo de digestão.
- Prevenir envelhecimento precoce: As catequinas presentes no chá verde combatem os radicais livres, prevenindo e tratando algumas doenças, assim como o envelhecimento precoce. Estudos relacionam o consumo do chá verde à diminuição do risco de câncer de mama.
- Diminuir o nível do colesterol ruim: E mais uma vez temos as catequinas atuando, agora reduzindo a absorção do colesterol ingerido através da alimentação pelo intestino.
- Melhoria do humor: a L-teanina também está presente no chá verde. Esse é um aminoácido que aumenta a produção de dopamina e serotonina, os neurotransmissores ligados à sensação de prazer e relaxamento. Existe também a presença de flavonóides que regulam a noradrenalina, hormônio relacionado aos nossos níveis de ansiedade. O chá possui pequenas quantidades de Vitamina C, porém suficientes para atuarem no hormônio cortisol, que fica em níveis altos quando estamos expostos a intenso estresse, e que também ajuda na produção de serotonina. Se essa for sua necessidade, melhor ingerir o chá verde com suco de laranja, limão ou abacaxi.
- Proteger contra doenças como Mal de Alzheimer: No chá verde existem compostos polifenóis que possuem propriedades neuroprotetoras, porém ainda faltam estudos mais profundos para que possamos comprovar esse benefício.

Mas todos podem ingerir o chá verde sem discriminação? Como todo produto fitoterápico ele também tem suas contraindicações.
O chá verde possui quantidade de cafeína em uma xícara superior ao café e por isso deve ser ingerido tomando alguns cuidados, pois pode provocar insônia.
a)     Ingerir apenas até as 17 horas.
b)    Ingerir o máximo de 3 xícaras ao dia.
Ele possui quantidade baixa de tanino, portanto, ao ingeri-lo após as refeições, temos que ter a consciência que ele pode prejudicar a absorção do ferro no organismo. Também dificulta a absorção do cálcio, portanto deve ser ingerido com moderação por mulheres na menopousa.
Gestantes não devem tomar o chá verde, pois ele pode reduzir o fluxo sanguíneo para a placenta, dificultando o desenvolvimento do feto.
Pessoas que tem hipertireoidismo já tem o metabolismo acelerado, portanto qualquer produto rico em cafeína deve ser evitado. Por esse motivo também deve ser evitado por pessoas hipertensas, com glaucoma ou com irritações gástricas mais graves.
Pessoas que tomam medicamentos analgésicos ou para ansiedade devem evitar o chá, pois podem ocorrer interações medicamentosas.

RECEITA DO CHÁ

O chá verde pode ser encontrado em feiras livres, supermercados e lojas de produtos naturais. Como em qualquer caso, só se deve tomar cuidado com a procedência das folhas.
1 litro de água
2 colheres de sopa de folhas de chá verde.
O preparo do chá deve ser feito por infusão. Retire a água do fogo quando começar a ferver (assim que aparecer bolhas no fundo da panela) e jogue essa água sobre a erva, deixando agir por 5 a 8 m. Após esse tempo, coe e não adoce, nem mesmo com adoçantes. Ele deve ser ingerido 3 vezes ao dia, uma xícara após cada refeição principal.
Esse chá pode ser misturado as frutas de sua preferência.




sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

CHÁ PRETO


Chá Preto

Os maiores produtores mundiais de chá preto são Índia, China e Sri Lanka.
O chá preto vem da erva Camellia Sinensis, que, na verdade origina outros tipos de chás, como o chá verde, chá branco e chá vermelho. O que muda para cada chá é o preparo das folhas. Para a produção do chá preto, as folhas da erva primeiro são espalhadas em prateleiras e sopradas com ar para retirada de um terço da umidade (o que as tornam mais flexíveis) e depois são enroladas e secas em bandejas quentes, para a liberação dos açúcares necessários para a fermentação. Esse processo é o responsável pelos níveis altos de cafeína e faz do chá preto o mais forte entre eles.


Os principais benefícios do chá preto são:
- Reduzir a ocorrência das doenças Cardiovasculares : o chá preto é rico em antioxidantes e flavonóides que impedem a oxidação do colesterol ruim (LDL), prevenindo assim danos à corrente sanguínea e parede das artérias, diminuindo o risco de doenças cardíacas. O manganês presente no chá ajuda, também, a fortalecer o músculo cardíaco.
- Diminuir o risco de câncer: O chá preto é rico em polifenóis que dificultam a formação de células cancerígenas, especialmente os de ovário, pulmão, próstata, colo-retal, bexiga, estômago e até mesmo câncer de mama. Também está presente no chá um composto chamado TF-2 que faz com que as células cancerígenas entrem em apoptose, ou seja, essas células morrem, sem afetar as células que são saudáveis. Para aqueles que fumam, a ingestão de chá preto pode diminuir significamente o risco de câncer bucal. Lembramos que o chá verde e o chá branco têm maior quantidade de polifenóis que o chá preto.
- Ajudar no alívio de doenças do aparelho digestivo: Os taninos estão presentes também no chá preto. Eles diminuem a atividade intestinal, produzindo um efeito antidiarréico. Os polifenóis diminuem a inflamação intestinal causada pela síndrome do intestino irritável. Também mantém sob controle as bactérias que causam o mau hálito. O chá preto também aumenta a produção de ácidos digestivos.
- Prevenir envelhecimento precoce pela presença de antioxidantes.
- Aliviar o estresse: Ao tomar cerca de 4 xícaras por dia de chá preto, você verá seus níveis de cortisol (hormônio produzido pelas suprarrenais que regula seu nível de estresse) serão reduzidos. Mas cuidado, isso serve para pessoas altamente estressadas. Quando o nível de cortisol fica baixo demais, alguns sintomas indesejados podem aparecer, como fraqueza, cansaço, desmotivação, apatia e até mesmo sintomas depressivos.
- Ativar o cérebro e o sistema nervoso: Por possuir nível de cafeína menor do que o café, o chá preto aumenta o fluxo de sangue no cérebro, mas não estimula o coração, deixando apenas a pessoa mais focada e mais concentrada. O aminoácido L-teanina ajuda a relaxar, mas continuar concentrado. Alguns estudos apontam que doses regulares do chá preto podem ajudar a se proteger do Mal de Parkinson.
- Ajudar no processo de emagrecimento: Ao aumentar o fluxo sanguíneo, acelera o metabolismo, pela presença da cafeína, o que ajuda no processo para queimar calorias. As catequinas (um tipo de polifenol)reduzem o apetite e também ajudam a queimar gorduras.
- Auxiliar no tratamento da Depressão: a L-teanina citada acima também favorece o aumento da dopamina e da serotonina(neurotransmissores que são inibidos em um estado depressivo), proporcionando sensações de bem estar, prazer e relaxamento.
Apesar de todos esses benefícios lembramos que para processos de emagrecimento ainda o melhor é o chá verde e para melhorar o foco e a concentração o melhor é o chá branco.
Mas como toda planta, tem também suas contraindicações. Por possuir alto grau de cafeína não deve ser ingerido por Gestantes e pessoas portadoras de problemas renais, hipertireoidismo, problemas cardiovasculares, de estômago e que sofrem de insônia (nesse caso deve-se ingerir qualquer produto que contenha cafeína com muita moderação e, no máximo, até as 17 horas)

RECEITA DO CHÁ DE PRETO

2 colheres de sopa de chá preto
1 litro de água.
O preparo do chá deve ser feito por infusão. Retire a água do fogo quando começar a ferver (assim que aparecer bolhas no fundo da panela) e jogue essa água sobre a erva, deixando agir por 3 m. Após esse tempo, coe ee, se preferir, adoce com mel. Ele pode ser ingerido na dose máxima de 5 xícaras ao dia, se não houver contra indicação e se o nível de estresse estiver muito alto. Do contrário ingerir apenas 2 xícaras ao dia e no máximo até as 17 horas.

Para maiores inofrmações sobre Psicoterapia, Taroterapia, Fitoterapia e Terapia Floral entre em contato conosco

whatsapp 11 9 9666 2783


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

CHÁ DE CAMOMILA



A Matricaria Chamomilla, mais conhecida como camomila, é uma planta usada para chás desde a Grécia Antiga, Egito e Império Romano. Combina bem com qualquer clima e por isso pode ser plantada em casa, em um vaso qualquer.  É um membro da família do girassol.
Pode ser combinada com outras plantas a fim de dinamizar suas propriedades. Geralmente utilizam-se suas flores secas, que podem ser adquiridas em lojas de produtos naturais e até mesmo em supermercados.
A camomila é muito conhecida pelo seu chá e pela sua propriedade calmante. A planta conta com a presença de glicenia, que possui um efeito calmante, e da apigenina que também reduza ansiedade
Mas, além disso, ela possui vários outros atributos:
Ação anti inflamatória e anti bacteriana – O camazuleno traz essa característica para a camomila, sendo reforçada pela matricina e alpha bisabolol.  Este último possui também propriedades anti micóticas. Essas propriedades fazem com que a camomila seja efetiva no tratamento de dores de garganta (gargarejos com o chá), gengivites e aftas (bochechos com o chá), assim como no tratamento de qualquer inflamação ou ferida. Somente cuidado para nunca engolir nenhum tipo de líquido com que tiver feito bochechos e gargarejos.
Alivia cólicas menstruais – flavonóides e cumarinas possuem propriedades espasmódicas que ajudam a aliviar os espasmos das cólicas menstruais. Também aumenta os níveis urinários de glicina, o que ajuda a relaxar o útero e diminuir os espasmos.
A camomila possui, além das substâncias citadas acima, ácido angélico, ácido isobutírico, lactona e tanino (cicatrizante natural). A presença de todas essas substância lhe confere também propriedades anti alérgicas.
Clareia os cabelos – A camomila possui um princípio ativo chamado apigenina (que também ajuda a bloquear o crescimento de células cancerosas, que é um flavonóide que se complexa com sais metálicos naturais como o Cálcio e o Alumínio.  Em condições ideais esses complexos se fixam na queratina dos cabelos. Quando a luz incide sobre eles, ocorre um aumento dos reflexos luminosos, o que dá a aparência dos cabelos estarem mais claros. Lembrando que isso só ocorre se seus cabelos já forem claros por natureza.
Quando adicionamos hortelã ao chá de camomila (na mesma quantidade), alivia qualquer tipo de enjôo.
A camomila também é muito conhecida por suas propriedades digestivas. Basta uma xícara do chá para que aquela sensação de estômago pesado desapareça.
Gestantes não devem se utilizar da camomila, pois ela possui propriedade emenagoga, ou seja, tem a capacidade de aumentar o fluxo menstrual.
Pessoas que estão sob tratamento por radiação não devem ingerir a camomila, pois ela impede que a radiação destrua as células cancerígenas.
Não é normal, mas existem pessoas alérgicas a algumas substâncias presentes na camomila, portanto a qualquer sinal, pare de ingerir o chá.
Como a camomila também pode ter um efeito estrogênico, mulheres com câncer de mama ou de útero não devem fazer uso do chá.
Além do chá utilizamos a camomila também em cremes e loções.



RECEITA DO CHÁ DE CAMOMILA

1 colher de sopa de flores desidratadas de camomila para 1 litro de água
1 colher de chá de flores desidratadas para 1 xícara de água.
O preparo do chá deve ser feito por infusão. Retire a água do fogo quando começar a ferver (assim que aparecer bolhas no fundo da panela) e jogue essa água sobre a erva, deixando agir por 5 a 8 m. Após esse tempo, coe e não adoce, nem mesmo com adoçantes. Ele pode ser ingerido na dose máxima de 3 vezes ao dia.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

CHÁ DE HIBISCO


O Hibisco, ou  Hibiscus sabdariffa é encontrado em regiões tropicais e subtropicais, pois não toleram baixas temperaturas. No Brasil também é chamado de vinagreira e seu chá de “Água da Jamaica”.
O chá de Hibisco é feito com o cálice do botão seco da flor (de aspecto bonito e que podem enfeitar qualquer jardim, mas essa espécie não é a que encontramos facilmente), de cor vinho ou arroxeada e podem ser adquiridas na forma de pó ou flores desidratadas, em lojas de produtos naturais. Possui gosto agradável, adocicado e por esse fato ajuda na diminuição da compulsão por doces.
Algumas pessoas acham que é só por esse fato que o chá de hibisco ajuda a emagrecer, mas não é.
Na verdade a ação emagrecedora do chá se dá pela redução da adipogênese (transformação das células pré-adipócitas em adipócitos que são as células de gordura) diminuindo, assim, a absorção delas pelo organismo. Também bloqueia a produção de amilase, a enzima que transforma o amido em gordura. Assim se você tomar o chá de hibisco após as refeições, além de inibir aquela vontade de comer um doce, ele também vai reduzir a absorção dos carboidratos. Automaticamente haverá uma redução no colesterol ruim (LDL) e nos triglicérides (mais conhecida popularmente como gordura no sangue).
O chá de hibisco é um excelente cardioprotetor e vaso dilatador, ou seja, protege e auxilia nas doenças cardio vasculares (AVC’s, popularmente chamados de derrames e infartos), atuando também no controle da pressão arterial. As antocianinas, flavonóides presentes na cor escura da flor com a função de protegê-la, é uma substância que evita a degeneração das células, sendo um antioxidante natural. Lembramos que essa substância também está presente no açaí.
O chá de hibisco é fonte de vitamina C e cálcio.
O chá de hibisco é diurético, diminuindo o inchaço por retenção de líquidos, e ajuda no processo de desintoxicação por conta da presença da quercetina, um flavonóide natural também presente na coloração do hibisco, que elimina os radicais livres do organismo. Por esse motivo deve se tomar cuidado com o excesso. Quando urinamos ou suamos demais, através do suor e da urina liberamos eletrólitos importantes para o organismo, como sódio e potássio. Quando eles entram em desequilíbrio sentimos câimbras, cansaço e ficamos com nossa imunidade rebaixada.
Mulheres grávidas ou que querem engravidar não devem ingerir o chá. Existem estudos que mostram que a planta pode atrapalhar a fertilidade, Isso vale para os homens também. No caso das mulheres grávidas, existem evidências de que o chá pode gerar menstruação e por isso ocasionar abortos. Mulheres em estágio de amamentação também não devem ingerir o chá, o motivo é que o chá de hibisco contém hidrocarbonetos policíclicos aromáticos que podem causar interferências nas estruturas de genes dos bebês.
A bebida provoca diminuição da pressão arterial, portanto se você já tem pressão baixa, ou toma medicamentos para isso, melhor ficar longe do chá de hibisco.



RECEITA DO CHÁ

1 litro de água
1 colher de sopa de flores de hibisco desidratado ou em pó.
O preparo do chá deve ser feito por infusão. Retire a água do fogo quando começar a ferver (assim que aparecer bolhas no fundo da panela) e jogue essa água sobre a erva, deixando agir por 3 m. Após esse tempo, coe e não adoce, nem mesmo com adoçantes. Ele deve ser ingerido 3 vezes ao dia, uma xícara após cada refeição principal.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

TRISTEZA PROFUNDA OU DEPRESSÃO?





O que eu tenho afinal?

Qualquer sinal de depressão, seja apenas um sintoma ou a síndrome como um todo, é insuportável. Porém se faz necessário que saibamos exatamente o que temos, até mesmo para podermos procurar o tratamento adequado.
Aqui dividiremos em três categorias as situações que podemos passar diante de qualquer perda, para melhor compreendê-las:

a)    TRISTEZA: A tristeza nasce de um acontecimento ruim, uma perda ou uma decepção. A tristeza é tratada com o apoio de amigos e parentes e, segundo Freud, é necessária para a elaboração da perda que acabamos de ter. O que isso quer dizer? Quando choramos, ficamos fracos, angustiados por conta de algo que nos aconteceu, estamos, segundo ele, vivendo o momento de LUTO diante da perda. Esse luto é uma reação ao que aconteceu e, quando reagimos, a energia é colocada no sofrimento. Se não reagimos, como o sofrimento acontece de qualquer forma, mas não é, digamos, “colocado para fora”, ele é guardado em algum lugar. Muitas vezes reprimimos e isso pode vir à tona através de atitudes que não são comuns a nossa personalidade (agressivas, por exemplo) ou transformado em doenças. Portanto perder algo ou alguém e ficar triste, viver essa tristeza, demonstrar esse sentimento, é normal e saudável.  Geralmente essa fase se arrasta por dois a três meses e a pessoa começa, naturalmente a se sentir melhor. Se não houver nenhuma melhora e evoluir para apatia, ou seja, os sintomas ficarem mais intensificados, aí a tristeza pode estar evoluindo para um estado depressivo.

b)    ESTADO DEPRESSIVO: É a forma mais profunda da tristeza. Nesse estágio os sintomas da depressão já estão presentes, mas ainda podem ser tratados de forma mais natural. Assim como a tristeza, segundo Freud é necessária para a elaboração do fato acontecido. Nesse estágio a ajuda terapêutica já se faz necessária, apesar de que em número de sessões reduzido e a medicação pode ser do tipo natural, fitoterápica ou floral.

c)     DEPRESSÃO: É uma síndrome bem definida pelos códigos médicos (CID), ou seja uma “família de doenças”. No caso da depressão já são evidenciados alterações nos neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina em menor proporção. Por conta disso, o controle passa a ser com medicamentos antidepressivos e psicoterapia para tratar o estresse e os fatores psicológicos e sociais envolvidos no processo. À medida que haja uma retração para o estado depressivo, os medicamentos alopáticos podem ser substituídos pelos naturais.

São sintomas de depressão:
  • Instabilidade de humor;
  • Ansiedade e angústia;
  • Desânimo, se cansar com facilidade;
  • Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis;
  • falta de motivação desinteresse pelas coisas que antes geravam mais interesse e apatia;
  • Indecisão;
  • Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio;
  • Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa;
  • Baixa auto-estima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte;
  • A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio;
  • Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo;
  • Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
  • Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido;
  • Perda ou aumento do apetite e do peso;
  • Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo);
  • Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

Esses sintomas podem estar presentes parcialmente ou em sua totalidade.

O TEMPLO DE SOPHIA – Psicoterapia, taroterapia e Terapia Floral.
whats app 11 9 9666.2783


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O POTE RACHADO - ANÁLISE

Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe. O pote rachado chegava apenas pela metade. 
Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações.  Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que havia sido designado a fazer.  
Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia, à beira do poço:  
- Estou envergonhado, quero pedir-lhe desculpas. 
- Por quê?, perguntou o homem. - De que você está envergonhado?
- Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços, disse o pote. 
O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:
- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho.  
De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha. Disse o homem ao pote: 
- Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado do caminho??? Notou ainda que a cada dia, enquanto voltávamos do poço, você as regava??? Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa.

Quantas vezes nos sentimos envergonhados diante de nossas imperfeições, nos culpando por todas as coisas erradas que acontecem no nosso relacionamento, no trabalho, na família, na vida. Todos somos seres imperfeitos e é justamente o conjunto de nossas características que nos faz únicos e valorosos. 
Porque somente enxergamos a água que não conseguimos carregar e não conseguimos enxergar as flores que fazemos crescer?
Isso pode ser o princípio da DEPRESSÂO!!!!! Não deixe ela crescer dentro de você....

PRA QUE SERVE UMA CONSULTA AO TAROT?


Os oráculos predizem o futuro. Não existe ideia mais errada do que essa. Na porta do oráculo mais antigo do mundo, o Oráculo de Delphos, se liam as seguintes palavras: "Conhece-te a ti mesmo".
O futuro não está pre determinado, não somos fantoches do destino, podemos sim fazer da nossa vida o que quisermos.
Então, para que serve a consulta ao tarot, ou a qualquer oráculo?
Nós somos rodeados por uma energia emanada e escrita pelo nosso consciente e inconsciente. Quando acessamos a energia de alguém através das cartas de tarot, conseguimos saber sua personalidade, experiências que viveu, pensamentos e intenções na vida. Tudo está impresso nessa energia e, portanto pode ser codificado pelas cartas e decifrado pelo tarólogo. E é exatamente através dessa informação que usamos o verdadeiro caráter de um oráculo que não é PREVITIVO, mas ACONSELHATIVO.
Eu sempre comparo o tarot a uma lanterna, que você usa quando precisa entrar numa sala escura e não quer sair esbarrando nas coisas, caindo, até porque aí pode se machucar. Muitas vezes na vida nos machucamos, justamente por esbarrar em coisas que não conseguimos enxergar.
Utilize os oráculos com sabedoria e com certeza conseguirá tomar os melhores caminhos em busca de suas conquistas.

NAMASTÊ!!!!!!

ESTAMOS ATIVOS!!!!!!!!

Queridos amigos, estamos ativando hoje o nosso blog a fim de passar o maior número de informações sobre Terapias Alternativas, Saúde, bem estar e a utilização de oráculos da forma correta e segura.
Esperamos poder ajudar com nosso conteúdo informativo.

NAMASTÊ!!!!!