sábado, 11 de fevereiro de 2017

CHÁ VERDE


CHÁ VERDE



O chá verde vem da mesma planta que origina os chás preto e branco, a Camellia Sinensis, a diferença está na produção de cada um. As folhas do chá verde são colocadas sob vapor e depois são secas. Desta forma os nutrientes são preservados.
O chá verde é rico em flavonóides (catequinas), que auxiliam muito na promoção da saúde. Também é rico em cafeína, porém num grau menor que o chá preto.
Os principais benefícios do chá verde são:

- Promover o emagrecimento: No chá verde estão presentes catequinas que incentivam a quebra das gorduras, fazendo com que elas sejam melhor utilizadas e não fiquem apenas “coladas” ao tecido adiposo. Com as gorduras melhor distribuídas, as chances de algumas doenças como a hipertensão e diabetes diminuem drasticamente. Outro mecanismo onde as catequinas atuam também para promover o emagrecimento é através da leptina que regula a nossa sensação de saciedade. Ingerindo chá verde automaticamente você perde a necessidade de comer demais. O chá verde também possui efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e a queima de gorduras.
- Melhoria dos processos digestivos: O chá verde atua de modo diferente de outros chás. A melhoria na digestão que ele proporciona, através de alguns compostos bioativos que ele traz em sua composição, é o estímulo da flora intestinal, auxiliando, assim, o processo de digestão.
- Prevenir envelhecimento precoce: As catequinas presentes no chá verde combatem os radicais livres, prevenindo e tratando algumas doenças, assim como o envelhecimento precoce. Estudos relacionam o consumo do chá verde à diminuição do risco de câncer de mama.
- Diminuir o nível do colesterol ruim: E mais uma vez temos as catequinas atuando, agora reduzindo a absorção do colesterol ingerido através da alimentação pelo intestino.
- Melhoria do humor: a L-teanina também está presente no chá verde. Esse é um aminoácido que aumenta a produção de dopamina e serotonina, os neurotransmissores ligados à sensação de prazer e relaxamento. Existe também a presença de flavonóides que regulam a noradrenalina, hormônio relacionado aos nossos níveis de ansiedade. O chá possui pequenas quantidades de Vitamina C, porém suficientes para atuarem no hormônio cortisol, que fica em níveis altos quando estamos expostos a intenso estresse, e que também ajuda na produção de serotonina. Se essa for sua necessidade, melhor ingerir o chá verde com suco de laranja, limão ou abacaxi.
- Proteger contra doenças como Mal de Alzheimer: No chá verde existem compostos polifenóis que possuem propriedades neuroprotetoras, porém ainda faltam estudos mais profundos para que possamos comprovar esse benefício.

Mas todos podem ingerir o chá verde sem discriminação? Como todo produto fitoterápico ele também tem suas contraindicações.
O chá verde possui quantidade de cafeína em uma xícara superior ao café e por isso deve ser ingerido tomando alguns cuidados, pois pode provocar insônia.
a)     Ingerir apenas até as 17 horas.
b)    Ingerir o máximo de 3 xícaras ao dia.
Ele possui quantidade baixa de tanino, portanto, ao ingeri-lo após as refeições, temos que ter a consciência que ele pode prejudicar a absorção do ferro no organismo. Também dificulta a absorção do cálcio, portanto deve ser ingerido com moderação por mulheres na menopousa.
Gestantes não devem tomar o chá verde, pois ele pode reduzir o fluxo sanguíneo para a placenta, dificultando o desenvolvimento do feto.
Pessoas que tem hipertireoidismo já tem o metabolismo acelerado, portanto qualquer produto rico em cafeína deve ser evitado. Por esse motivo também deve ser evitado por pessoas hipertensas, com glaucoma ou com irritações gástricas mais graves.
Pessoas que tomam medicamentos analgésicos ou para ansiedade devem evitar o chá, pois podem ocorrer interações medicamentosas.

RECEITA DO CHÁ

O chá verde pode ser encontrado em feiras livres, supermercados e lojas de produtos naturais. Como em qualquer caso, só se deve tomar cuidado com a procedência das folhas.
1 litro de água
2 colheres de sopa de folhas de chá verde.
O preparo do chá deve ser feito por infusão. Retire a água do fogo quando começar a ferver (assim que aparecer bolhas no fundo da panela) e jogue essa água sobre a erva, deixando agir por 5 a 8 m. Após esse tempo, coe e não adoce, nem mesmo com adoçantes. Ele deve ser ingerido 3 vezes ao dia, uma xícara após cada refeição principal.
Esse chá pode ser misturado as frutas de sua preferência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário