sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

CHÁ PRETO


Chá Preto

Os maiores produtores mundiais de chá preto são Índia, China e Sri Lanka.
O chá preto vem da erva Camellia Sinensis, que, na verdade origina outros tipos de chás, como o chá verde, chá branco e chá vermelho. O que muda para cada chá é o preparo das folhas. Para a produção do chá preto, as folhas da erva primeiro são espalhadas em prateleiras e sopradas com ar para retirada de um terço da umidade (o que as tornam mais flexíveis) e depois são enroladas e secas em bandejas quentes, para a liberação dos açúcares necessários para a fermentação. Esse processo é o responsável pelos níveis altos de cafeína e faz do chá preto o mais forte entre eles.


Os principais benefícios do chá preto são:
- Reduzir a ocorrência das doenças Cardiovasculares : o chá preto é rico em antioxidantes e flavonóides que impedem a oxidação do colesterol ruim (LDL), prevenindo assim danos à corrente sanguínea e parede das artérias, diminuindo o risco de doenças cardíacas. O manganês presente no chá ajuda, também, a fortalecer o músculo cardíaco.
- Diminuir o risco de câncer: O chá preto é rico em polifenóis que dificultam a formação de células cancerígenas, especialmente os de ovário, pulmão, próstata, colo-retal, bexiga, estômago e até mesmo câncer de mama. Também está presente no chá um composto chamado TF-2 que faz com que as células cancerígenas entrem em apoptose, ou seja, essas células morrem, sem afetar as células que são saudáveis. Para aqueles que fumam, a ingestão de chá preto pode diminuir significamente o risco de câncer bucal. Lembramos que o chá verde e o chá branco têm maior quantidade de polifenóis que o chá preto.
- Ajudar no alívio de doenças do aparelho digestivo: Os taninos estão presentes também no chá preto. Eles diminuem a atividade intestinal, produzindo um efeito antidiarréico. Os polifenóis diminuem a inflamação intestinal causada pela síndrome do intestino irritável. Também mantém sob controle as bactérias que causam o mau hálito. O chá preto também aumenta a produção de ácidos digestivos.
- Prevenir envelhecimento precoce pela presença de antioxidantes.
- Aliviar o estresse: Ao tomar cerca de 4 xícaras por dia de chá preto, você verá seus níveis de cortisol (hormônio produzido pelas suprarrenais que regula seu nível de estresse) serão reduzidos. Mas cuidado, isso serve para pessoas altamente estressadas. Quando o nível de cortisol fica baixo demais, alguns sintomas indesejados podem aparecer, como fraqueza, cansaço, desmotivação, apatia e até mesmo sintomas depressivos.
- Ativar o cérebro e o sistema nervoso: Por possuir nível de cafeína menor do que o café, o chá preto aumenta o fluxo de sangue no cérebro, mas não estimula o coração, deixando apenas a pessoa mais focada e mais concentrada. O aminoácido L-teanina ajuda a relaxar, mas continuar concentrado. Alguns estudos apontam que doses regulares do chá preto podem ajudar a se proteger do Mal de Parkinson.
- Ajudar no processo de emagrecimento: Ao aumentar o fluxo sanguíneo, acelera o metabolismo, pela presença da cafeína, o que ajuda no processo para queimar calorias. As catequinas (um tipo de polifenol)reduzem o apetite e também ajudam a queimar gorduras.
- Auxiliar no tratamento da Depressão: a L-teanina citada acima também favorece o aumento da dopamina e da serotonina(neurotransmissores que são inibidos em um estado depressivo), proporcionando sensações de bem estar, prazer e relaxamento.
Apesar de todos esses benefícios lembramos que para processos de emagrecimento ainda o melhor é o chá verde e para melhorar o foco e a concentração o melhor é o chá branco.
Mas como toda planta, tem também suas contraindicações. Por possuir alto grau de cafeína não deve ser ingerido por Gestantes e pessoas portadoras de problemas renais, hipertireoidismo, problemas cardiovasculares, de estômago e que sofrem de insônia (nesse caso deve-se ingerir qualquer produto que contenha cafeína com muita moderação e, no máximo, até as 17 horas)

RECEITA DO CHÁ DE PRETO

2 colheres de sopa de chá preto
1 litro de água.
O preparo do chá deve ser feito por infusão. Retire a água do fogo quando começar a ferver (assim que aparecer bolhas no fundo da panela) e jogue essa água sobre a erva, deixando agir por 3 m. Após esse tempo, coe ee, se preferir, adoce com mel. Ele pode ser ingerido na dose máxima de 5 xícaras ao dia, se não houver contra indicação e se o nível de estresse estiver muito alto. Do contrário ingerir apenas 2 xícaras ao dia e no máximo até as 17 horas.

Para maiores inofrmações sobre Psicoterapia, Taroterapia, Fitoterapia e Terapia Floral entre em contato conosco

whatsapp 11 9 9666 2783


Nenhum comentário:

Postar um comentário